26 de novembro de 2009

Ócio Criativo

Ócio é um negocio foda, simplesmente. O ócio criativo é algo muitas vezes bom, até porque quando não é bom, não é costume ser reconhecido, sua mãe/esposa/namorada simplesmente chega em você e manda ir fazer algo util.

O Ócio Criativo é uma expressão utilizada por um sociologo chamado Domenico De Masi. Mas a definição dele é muito diferente da minha e como eu não escrevo textos para abrir as mentes dos leitores para a iluminação profunda, alcançando o nirvana, vamos com a minha.

Esse tal Ócio Criativo brota da junção de criatividade, mesmo que passageira, com a falta do que fazer, ou seja, tempo livre sobrando. Talvez você tenha a criatividade e o tempo sobrando e só lhe falte a habilidade, nesse caso 1 domingo com os amigos habilidosos pode fazer você se tornar o próximo hit do YouTube.


Exemplo de prograganda criativa, mas não veio do ócio, por isso é inútil a esse post.


Agora um exemplo de ócio criativo:


Isso sim é falta do que fazer com criatividade


Então temos aí muitos videos do Youtube que usam Lego para reproduzir várias cenas de filmes. Mas isso já não é mais ócio criativo porque todo mundo faz, então só sobra o ócio, por mais legal que fique. Na realidade algo 100% criativo é dificil em todos os lugares, ainda mais uma criatividade vinda do nada e sem fins lucrativos, não é sempre que se vê.

Por fim, complemento que a sua capacidade de ter um ócio criativo (mesmo que não seja criativo) é proporcional a quantidade de tempo livre que está sobrando. Quanto mais você não tiver nada para fazer, mais besteiras vai inventar.

Isso se você não gastar todo seu tempo jogando Counter-Strike, mas aí você já estará fazendo alguma coisa.

1 deboches:

Renato disse...

Prefiro gastar meu tempo jogando CS.
Ah, e cara, agora com o novo domínio precisa arrumar o Decon Feed.

Postar um comentário