8 de abril de 2010

Mau Professor

Provavelmente todos nós já tivemos professores ruins, pessoas que fizeram faculdades de qualidade duvidosa ou nem as terminaram e vem à nós proferir sua doutrina curricular de forma igualmente duvidosa. E é exclusivamente deles que eu proferirei duras críticas hoje. Se você é um bom professor, ignore.

Lembro-me claramente de uma simpática professora de português do meu colegial, todos da classe gostavam dela, mas poucos ali viam que ela era uma traiçoeira víbora inescrupulosa, que impregnava as mentes juvenis desavisadas com pensamentos comunistas e mentiras das mais diversas, por puro capricho. Atitudes deveras antiéticas, por sorte a grande maioria ali não prestava muita atenção às aulas.

Exemplificando, lembro-me bem de um professor de filosofia que não era tão ruim, mas em outras matérias acabava cometendo gafes, uma vez ele explicava uma tabela:
"Nessa tabela o autor usou 10 elevado a 5, como vocês sabem, isso é 1 mais 5 zeros, então temos 10.000"
Não sou chato a ponto de apontar um pequeno erro como esse, afinal todos cometemos erros, mas em outra ocasião, não pude deixar passar uma resposta à uma certa pergunta: "paper significa carta". Não importa em qual contexto você colocar, tal afirmação nunca será verdadeira, tanto é, que metade da sala se entreolhou com um sorriso malicioso no rosto, mais ou menos assim:


Ninguém jamais ousou apontar alguma gafe desse professor, até por conta de sua arrogância perante os mortais alunos. Suas piadinhas corriqueiras e por incrível que pareça, era sempre a mesma, não provocavam mais do que uma risada travada da classe.

Isso é péssimo para um professor, porque a arrogância precede o ódio e alunos sabem o que fazer para descarregar seu ódio, principalmente os que sabem como cortar os freios de um carro e pior ainda sabem aonde o professor mora.

Enfim, por toda a história houve professores ruins, amados por uns e odiados por outros, talvez sua personalidade não seja boa, talvez sua didática seja péssima e funcione para uns e para outros não, mas saibam que o mais importante disso tudo, é passar na matéria dele.


2 deboches:

fitrox disse...

Realmente espero não ser o professor do mal, não quero ter que levar o carro ao mecanico todo mês.

Renato disse...

Disse tudo. Não tem coisa pior que professor chato, com péssima didática, e arrogante.

Os outros dá pra relevar.

Postar um comentário