31 de janeiro de 2011

De Volta à Roda

É engraçado que eu já falei muito sobre aproveitar as férias e como aproveitar as férias, mesmo que eu só tenha falado besteira. Mas agora que as pessoas começam à voltar para suas rotinas diárias, cria-se outro problema, que ninguém pará para pensar. No quê? Na vida. E aqui começamos mais um dos meus textos de como te ensinar a viver, como se eu soubesse alguma coisa, mas continuemos.

Nos tempos de colégio, durante um dia da semana algumas turmas saíam mais cedo que outras e eu saía mais cedo que a turma da namoradinha na época, então eu ficava à esperando. Como eu tinha que esperar uma aula inteira de 50 minutos, tudo que eu tinha para fazer é conversar com os amigos idiotas que acabavam indo embora ou fazer a lição de casa.

Aí eu tinha um tempo livre, na realidade eu tinha um monte de tempo livre, mas só fui notar o que é isso quando não tinha mais nada para fazer. Ali eu vi o que significava rotina, se ao invés de esperar alguém eu tivesse ido para casa assistir TV ou fazer outra coisa só porque eu vinha fazendo isso todo dia, eu nem notaria quanto tempo eu tinha. E nem notava.

Bem, já que tudo o que eu podia fazer depois que os amigos iam embora era fazer algo que eu não gostava, que era a lição de casa, eu tinha que criar algo para fazer e ao invés de jogar um rolo de papel higiênico na privada, eu usei minha energia para algo mais construtivo e ficava escrevendo. Talvez escrever não seja a coisa mais construtiva que você pode fazer da sua vida, mas a ideia é essa.

Se você parar por alguns minutos sua rotina diária para pensar no quê de construtivo você pode fazer por você mesmo, talvez você possa fazer um melhor uso do seu dia. Isso é criar tempo. Com isso eu achei algo para me ocupar, mas mais do que isso, eu estava fazendo algo que eu nunca faria se continuasse na minha rotina. Algo que poderia me ajudar mais tarde.

Uma pessoa que trabalha de manhã e faz faculdade de noite porquê quer algo melhor, já está usufruindo do tempo livre que ela tinha em algo produtivo, o problema é se perder no meio do caminho e esquecer o porquê de você estar ali e esse é um dos efeitos da rotina incansável.

Mas vale a pena parar um pouco e pensar no que você anda fazendo, porque não existe nada pior do que viver um dia igual ao outro e não distinguir o que foi ontem e o que foi hoje.

2 deboches:

Renato disse...

Eu gosto de ter uma rotina, alguns horários e umas metas diárias. Daí dentro dos horários separo um tempo pra fazer qualquer coisa, produtiva ou não.

fitrox disse...

Pinky: "Gee, Brain, what do you want to do tonight?"
The Brain: "The same thing we do every night, Pinky—try to take over the world!"

Postar um comentário