14 de junho de 2010

Invasão na Internet

Sabe, chega a ser engraçada a quantidade de dados que fornecemos sem percebermos na internet. Digo sem perceber porque na verdade nós nem autorizamos a dar. No bom sentido da palavra.

Basicamente todo o site que você entra recolhe informações do seu PC, como o tipo de conexão usada (adsl, dial-up), o browser que você está usando e seu Sistema Operacional, ip usado, etc. Essas informações ficam guardadas para análise posterior e, se o site for bom, usada pelos sites para aumentar suas visitas e melhorar como o conteúdo é exibido.

Porém, não deixa de ser verdade que isso é uma invasão de privacidade. Geralmente são os sites que fornecem serviços de proxy, que servem para ocultar esses dados pessoais, que te mandam esse discurso, dizendo que você está sendo espionado, que seu IP está gravado na database deles, eles sabem quem você é, qual site pornô é seu favorito e usar o serviço de proxy deles é a única maneira de evitar isso.

É verdade que o Google guarda todos os sites que você pesquisou, ele sabe aonde você mora e se você tem conta no orkut, também sabe com quem você fala. O Google é uma grande empresa e assim como Zeus e , devemos acreditar que essas informações não vazarão. Isso tirando os hackers dessa equação, que se invadem a database de clientes do Google, seria um caos global.

Mas a questão é, você realmente sente a necessidade de encobrir esses dados, que melhorariam os serviços prestados? Ou você acha que a internet deve ser um espaço privado, que não pergunte quem você e o que você faz, ao contrário a muitos espaços públicos da vida real?

Essa é uma discussão que não vai ser resolvida tão cedo.

Video meramente ilustrativo. Não é como se o Google fizesse isso.

1 deboches:

Renato disse...

No futuro, quando todo o mundo for um espaço projetado virtualmente e as pessoas não saírem de casa para mais absolutamente nada; quando suas casas forem uma capsula oval, onde fios saem por todos os lados, fazendo a conexção entre esse mundo virtual e o cérebro, existirá um deus. E a esse deus dar-se-á o nome de Google.


A propósito, o vídeo foi um perfeito complemento para o post.

Postar um comentário