19 de março de 2010

Não se preocupe, meu celular resolve.

Eu sou um modesto entusiasta de aparelhos móveis, principalmente os que te permitem ver seu e-mails na hora do almoço, jogar jogos nas reuniões de famíla e ainda fazerem ligações. Mas ando meio desapontado com esse mundo ultimamente e é disso que falaremos hoje.

Vejam bem, hoje em dia 1 celular que não tenha touch-screen é coisa da geração passada, obviamente não no Brasil, muito menos na África, mas em um nivel de Noruega se você não pode tocar na tela, seus dias estão contados. Mas porque essa febre por coisas tocáveis e que façam de tudo? O começo disso foi em 2007, com o anúncio do Iphone.

Iphone não é só touch-screen, é multi-touch, você usa 2 ou mais dedos para executar ações, é uma interface fácil de usar e intuitiva, basta tocar nas coisas que elas aparecem e o principal, a loja da Apple, Apple Store tem aplicativos pra cacete para se baixar e esse é o ponto forte da Apple no mercado de smart/tele/qualquer coisa phones.

Do outro lado do ringue, temos todas as fabricantes de celulares do planeta Terra e a luta ainda é desequilibrada. Já testei celulares de quase todas as marcas, se é que isso me dá algum gabarito para falar do assunto, e tenho que dizer que com algumas exceções, o Iphone nem precisa suar. Interface confusa, lentidão e touch-screen meia boca, são problema recorrentes.
 
Os telefones da Nokia ainda conseguem se salvar, mas seu sistema operacional o Symbian, nunca foi dos melhores e tem mais aplicativos ruins e inúteis do que bons e inúteis, já que ser bom e útil tem menos ainda. O seu Nokia N900 parece que será uma grande evolução, usando um sistema baseado em Linux chamado Maemo. Vejam um review dele aqui.

Não vou nem entrar no mérito da Samsung, se bobear a touch-screen solta no seu dedo, mas a LG me surpreendeu com seu modelo BL40, New Chocolate. Ele tem uma cumprida tela (telefone de baixo) que dá novo significado ao nome "Wide-Screen" e sua interface além de bonita é ótima. Não conheço muito de seus aplicativos, mas tem tantos icones que os aplicativos devem ser bons também

Outro que me surpreendeu foi o Motorola Droid, ele vem com o sistema operacional Android criado pelo Google, ou seja, aplicações não serão um problema e sua interface e touch-screen não deixam a desejar. Apesar de ser Motorola e todo Motorola ser uma merda, esse telefone pode não só se redimir, como ser um médio concorrente ao Iphone. Não digo que esse celular seja O telefone, mas o sistema Android é um ponto interessante a se levar em conta.

Mas vamos lá, se é tudo uma merda e o Iphone é atualmente a melhor opção touch-screen com mais aplicativos e tudo mais, essa é minha unica opção certo? Certo Errado, você não deve comprar um, essa é a verdade meu caro amigo de país emergente. Veja bem, o Iphone não é muito caro, se você fizer um plano de R$ 800 com a operadora e estou dizendo R$ 800 por mês, só que no plano mais barato, fica assim:


O barato sai caro e em se tratando de Iphone, isso é a maior verdade da face da terra. E não vamos parar por aí, a grande Apple Store tem milhões de aplicativos legais, mas a maioria deles tem um preço também, são pagos e quanto as músicas? Você pode pagar por elas também se quiser, basta sincronizar tudo com o Itunes, programa obrigatório porque é nele que você passa suas coisas do computador para o Iphone (ele é de graça, por sorte).

Por fim a verdade verdadeira é que você deve decidir o que fazer, os modelos estão aí esperando serem comprados e a tecnologia continua correndo em passos largos, mas se você quiser colocar os dedos nessas telas, uma razoavél quantia desembolsar você deve. Talvez você escolha por não comprar nenhum deles, talvez você escolha por um iphone, ou um hiphone, ou talvez, você continue usando telefone fixo mesmo.

2 deboches:

Renato disse...

Boa. Um dia eu invisto nesses negócios. Por enquanto fico com meu celular de dez por mês.

fitrox disse...

Ainda fico com a pedra!

Postar um comentário