27 de março de 2010

Mac de Bolso

É fato que o Iphone conquistou muitos corações pelo mundo afora e trouxe a Apple da obscuridade obscura das escuras profundezas dos Estados Unidos e mostrou para o mundo, das classes mais ricas (que já deviam conhecer sua existência) até as mais humildes, que ela existia.

Galopando como uma lenda do western temos a Nokia, experiente, finlandesa e com um amplo mercado, também fez fama por ter celulares bons e baratos (ou não).

Vejam bem, no mundo da telefonia móvel de alguns anos atrás, não existia uma companhia sequer que batesse a Nokia, em qualquer lugar do mundo, até porque as empresas que tinhamos não se dedicavam somente aos telefones, a Samsung e a LG faziam também TV's, DVD's, etc, ou seja, telefonia móvel era só mais um setor que se podia lucrar. Salvo a Motorola, mas Motorola é uma vergonha de empresa.

Então tinhamos lá a Nokia sempre no topo, vendendo celulares a esmo, tanto para o empresário quanto para o catador de papel. Aí vem toda serelepe a Apple com seu Iphone que tem tudo aquilo que eu disse nesse post e em pouco tempo fica por cima da paçoca. A Apple não seguiu os dogmas da Nokia e Motorola e disso podemos perceber algumas coisas, e não se trata de revolução.

Na versões mais novas do Iphone, algumas funções típicas de um "celular comum" foram implementadas, como gravar video, enviar MMS (fotos junto da mensagem de texto) e coisa e tal. Mas daí posso tirar uma pequena conclusão, o Iphone não foi concebido para ser um telefone, tudo bem que hoje eu dia os telefones fazem de tudo além de telefonar, mas acredito que na produção do Ipod Touch alguém veio com a ideia: "Deveriamos fazer isso ser um telefone" e fez-se a luz.

Não desmereço o Iphone, ele é um ótimo computador de bolso, tem aplicativos do caradras, mas é isso, ele é um computador de bolso com um chip de operadora telefônica e não o contrário. Qual o problema? Nenhum, mas o Iphone não é um celular, é um Mac OS de bolso, que faz ligações.

Mas então é isso? A Nokia tem que esquecer que estão fazendo celulares e fazer computadores de bolso que também fazem ligações interurbanas? Isso é a evolução natural? Essas questões vão ser respondidas nos próximos episódios em alguns anos, mas nesse momento presente, não me venha me dizer que iphone é celular, só chamo ele de Mac de bolso (que faz ligações) daqui pra frente.

2 deboches:

Renato disse...

Aquele aparelho nunca me enganou.

fitrox disse...

tô procurando a pedra em modelo de cor preta, falam que ela rola mais e voa mais alto!

Postar um comentário